Publicado por: Renné | 23/08/2010

Um novo caminho

Eu me lembro muito bem do e-mail de uma professora portuguesa aceitando me orientar em sua Universidade. A partir daí, toda a correria para escrever o projeto, conseguir a bolsa, o visto, os preparativos para a viagem. A ansiedade, a dor de deixar para trás pessoas que eu amo. E agora, acabou.

Eu vejo duas fases distintas da minha vida fora de casa. Uma primeira, até fevereiro ou março, que é da descoberta e adaptação. Conhecer uma nova cultura, entender o andamento das coisas. E a seguinte já mais tranqüila, como alguém já adaptado e acostumado com a sua nova realidade. Mas é claro que sempre faltou algo. Por mais que te tratem bem, por mais que se acostume com a situação, você sempre é um estrangeiro, alguém que não pertence àquele mundo. Há uma sensação de ser incompleto, que você nunca é você mesmo.

Só agora, na hora de voltar, é que percebo isso mais claramente. Quero muito rever minha mãe, minha irmã, namorada, todos os amigos. Foi uma experiência única, tanto profissional quanto pessoalmente. Visitei lugares incríveis e conheci pessoas maravilhosas. Mas é com os nossos que nos completamos, e estou ansioso para pegar esse novo caminho. No momento sinto uma ansiedade enorme, pois quando saí do Brasil, sabia que ia voltar. Agora saio de Portugal sem saber se algum dia volto. Às vezes me pego olhando a programação do cinema da semana seguinte, como se eu ainda fosse estar por aqui. Mas não estarei.

Este é meu último post: o blog não tem mais sentido para existir. Isto aqui foi um espaço muito especial para mim, onde eu podia desabafar e manter a lucidez e ao mesmo tempo dar notícias para todo mundo.  Até o momento que escrevo, 28.778 visualizações em menos de um ano. É muito mais do que eu podia imaginar e agradeço a todos que me fizeram companhia por aqui. O blog não será mais atualizado, mas continuará online, perdido no infinito espaço virtual. Acho que vai ser interessante reler algumas passagens depois que toda a poeira abaixar. Obrigado e um grande abraço! Foi bom demais passear com vocês neste entrecaminhos.

A última foto que tirei em Portugal...

Anúncios

Responses

  1. Parabéns por manter um projeto blogueiro tão interessante. Tens aqui um fã-leitor que acompanhou tudo.
    Bom regresso para um novo lugar, em todos nos sentidos. Um lugar que vai brotar por entre os caminhos de antes e os de agora.

  2. Deu pra acompanhar um pouco desse “um ano longe de casa” pelo blog, que esteve sempre bacana. Suerte!

  3. Hoje eu estava passando em alguma rua da cidade, vi um cara atravessando a rua e pensei “Olha lá o Renné”. Meio segundo depois percebi o engano, “ah, ele ainda não voltou”. E não é que estás a voltar? Seja bem vindo, cara. Muita coisa mudou neste 1 ano. Agora, 7 Lagoas é a casa do futebol mineiro, a indústria automobilística bateu recordes sucessivos de vendas, os engarrafamentos de SP chegaram a BH, o Sopa Carioca foi fechado.

  4. Eu é que agradeço a carona nesta viagem!

  5. Bem-vindo!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: